Sistemas Multiagentes Baseado em “An Introduction to MultiAgent Systems” por Michael Wooldridge, John Wiley & Sons, 2002.
Por João Araujo.
Cinco tendências têm marcado a história da Computação:
A programação tem progredido por:
e agentes!
Um agente é um sistema computacional que é capaz de agir de forma independente no interesse de seu usuário ou proprietário (percebendo o que precisa ser feito para satisfazer objetivos, em vez de constantemente ser instruído como)
Dois problemas-chave:
Em Sistemas Multiagentes focamos problemas tais como:
Procura na Internet para encontrar uma resposta a uma pergunta pode ser um processo longo e tedioso. Então, por que não permitir que um programa de computador - um agente - faça buscas para nós? Tipicamente seria dado ao agente uma “query” que iria necessitar de pedaços de informação de diferentes fontes da Internet. A falha poderia ocorrer quando um recurso em particular for indisponível, (talvez devido a uma falha na rede), ou quando os resultados não possam ser obtidos.
O campo de multiagentes é influenciado e inspirado por muitos outros campos:
Agentes como paradigma de engenharia de software:
Agentes como uma ferramenta para entender sociedades humanas:
Sistemas multiagentes são primariamente uma busca de fundações teóricas apropriadas:
Não é simplesmente IA?
Não é simplesmente Teoria dos Jogos/Econômica?
Não é simplesmente Ciência Social?