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Cap. 3: Agentes Dedutivos Racionais

Sistemas Multiagentes Baseado em “An Introduction to MultiAgent Systems” por Michael Wooldridge, John Wiley & Sons, 2002.

Por João Araujo.

Arquiteturas de Agentes

Arquiteturas de Agentes

Arquiteturas de Agentes

Maes define um arquitetura de agentes como:

Arquiteturas de Agentes

Kaelbling considera que uma arquitetura de agentes tem que ser:

Arquiteturas de Agentes

Agentes de raciocínio simbólico

Agentes de raciocínio simbólico

Se queremos contruir agentes desta maneira, existem dois problemas-chave a serem resolvidos:

  1. O problema da tradução: que é a translação do mundo real em uma descrição simbólica adequada e acurada, no tempo correto para ela ser útil… visão, fala, compreensão, aprendizado
  2. O problema da representação/raciocínio: que é como representar informação simbólica de entidades e processos complexos de um mundo real, e como fazer os agentes raciocinar com esta informação no tempo certo para os resultados serem úteis… representação do conhecimento, raciocínio automático, planejamento automático

Agentes de raciocínio simbólico

Agentes racionais dedutivos

Agentes racionais dedutivos

/* tenta encontrar uma ação prescrita explicitamente */
for each α ∈ Ac do
  if Δ ⊢ρ  Do(α) then
    return α
  end-if
end-for
/* tenta encontrar uma ação não excluída */
for each α ∈ Ac do
  if Δ ⊬ρ ¬Do(α) then
    return α
  end-if
end-for
return null /* nenhuma ação encontrada */

Agentes racionais dedutivos

Agentes racionais dedutivos

Agentes racionais dedutivos

Agentes racionais dedutivos

Agentes racionais dedutivos

Mais problemas...

Sistemas de Planejamento

Sistemas de planejamento encontram uma sequência de ações que transformam um estado inicial em um estado objetivo

Planejamento

O Mundo dos Blocos

O Mundo dos Blocos

Também temos predicados para descrever o mundo:

O Mundo dos Blocos

O Mundo dos Blocos

Em geral:
ON(a,b)
HOLDING(a)
ONTABLE(a)
ARMEMPTY
CLEAR(a)

Fórmulas Lógicas

para descrever fatos sempre verdadeiros sobre o Mundo

[ ∃x HOLDING(x) ] –> ¬ARMEMPTY
∀x [ ONTABLE(x) –> ¬ ∃y [ON(x,y)]]
∀x [ ¬ ∃y [ON(y, x)] –> CLEAR(x) ]

Método de Green

UNSTACK


então

Mais provas

HOLDING(x,s) –> ONTABLE(x,DO(PUTDOWN(x),s))

Mais provas

ON(A,B,S0) Λ ONTABLE(B,S0) Λ CLEAR(A,S0)
e nossa meta é
∃s(ONTABLE(A, s))
podemos usar a prova de teroema para encontrar o plano

O problema do quadro

Axiomas do quadro

AGENT0 e PLACA

AGENT0 e PLACA

AGENT0

  1. uma lógica para especificar agentes e descrever seus estados mentais
  2. uma linguagem de programação interpretada para programar agentes
  3. um processo de ”agentificação” para converter ”aplicações neutras” (ex. database) em agentes

AGENT0

AGENT0

AGENT0

AGENT0

AGENT0

AGENT0

AGENT0

AGENT0

COMMIT(
  ( agent, REQUEST, DO(time, action)
	), ;;; msg condition
	( B,
	  [now, Friend agent] AND
	  CAN(self, action) AND
	  NOT [time, CMT(self, anyaction)]
	), ;;; mental condition
	self,
	DO(time, action)
)

AGENT0

Esta regra pode parafraseada como:

AGENT0 e PLACA

AGENT0 e PLACA

(((self ?agent REQUEST (?t (xeroxed ?x)))
  (AND (CAN-ACHIEVE (?t xeroxed ?x)))
    (NOT (BEL (*now* shelving)))
    (NOT (BEL (*now* (vip ?agent))))
  ((ADOPT (INTEND (5pm (xeroxed ?x)))))
  ((?agent self INFORM
    (*now* (INTEND (5pm (xeroxed ?x)))))))

METATEM concorrente

Lógica Temporal

METATEM concorrente

Por exemplo:

METATEM concorrente

METATEM concorrente

METATEM concorrente

METATEM concorrente

METATEM concorrente

METATEM concorrente

METATEM concorrente

METATEM concorrente

Branca de Neve

Aqui está o programa da Branca de Neve escrito em MetateM Concorrente:

BrancaDeNeve(ask)[give]
◉ask(x) ⇒ ◇give(x)
give(x) Λ give(y) ⇒ (x=y)

Anão Ansioso

ansioso(give)[ask]:
start ⇒ ask(ansioso)
◉give(ansioso) ⇒ ask(ansioso)

Anão Guloso

guloso(give)[ask]:
start ⇒ ⬜ask(guloso)

Anão Educado

educado(give)[ask]:
( (¬ask(educado) S give(ansioso)) Λ
( (¬ask(educado) S give(guloso))) ⇒
ask(educado)

Anão Tímido

tímido(give)[ask]:
start ⇒ ◇ask(tímido)
◉ask(x) ⇒ ¬ask(tímido)
◉give(tímido) ⇒ ◇ask(tímido)

METATEM concorrente

Resumo:

Agentes de planejamento