José Carlos Penna de Vasconcellos
Doutor em Engenharia Civil, EPUSP, Brasil. 2003

Projeto de Pesquisa

  • TOP GPS: UMA OTIMIZAÇÃO NO POSICIONAMENTO POR SATÉLITES GPS (08/2005 - atual)

O emprego das técnicas de posicionamento de alta-precisão e de precisão, com recurso ao Sistema de Posicionamento Global, tem se consolidado como solução definitiva para a obtenção das coordenadas de pontos sobre a superfície terrestre, nas mais diversas aplicações, em particular aquelas envolvidas na realização do cadastro em áreas urbanas e construção da base de dados associada aos Sistemas de Informação Geográfica utilizados na gestão territorial. Na disponibilidade de equipamentos dotados de duas freqüências de operação ou com o emprego de dois receptores monofreqüência no posicionamento relativo estático, os resultados são satisfatórios em termos de precisão, contudo o inconveniente da solução está associado ao elevado investimento em equipamentos ou na imobilização de um equipamento. O que se busca no projeto agora proposto pode ser resumido na obtenção da modelagem teórico-operacional que signifique menores investimentos em equipamentos mantendo uma relativa agilidade na operação de campo, e que ainda elimine a necessidade do complexo problema da solução da ambigüidade. Para se atingir aos objetivos preconizados ter-se-á que empregar equipamentos monofreqüência, operados na busca da modelagem espacial por interpolação das condicionantes que cercam a redução das observações dos satélites, quando da definição das coordenadas dos pontos de observação. O Laboratório de Engenharia Cartográfica desenvolve rotineiramente as atividades de suporte e apoio à prática instrumental para as disciplinas que exploram os processos e técnicas para levantamentos nos campos da Topografia, Geodésia e Fotogrametria. Desenvolvimento de um modelo conceitual e estabelecimento de processos operacionais para o posicionamento geodésico de precisão empregando a tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS), com o emprego de um só equipamento monofreqüência, e independente da resolução da ambigüidade, utilizando os princípios do efeito Doppler. Equipe: Prof. José Carlos Penna de Vasconcellos (responsável); Alexandre Uchôa da Costa (graduando); Ana Maria Brandão Mileze (graduada); Cláudio Severo Campos de Melo (graduado); Fabio Rocha Lima (graduando); Genésio Alves de Vasconcellos (mestre); Jayme Augusto Nunes de Paiva (mestrando); José Henrique da Silva (mestrando); Luís Felipe Azevedo Gama Buarque (bolsista PIBIC/UERJ - graduando); Maíra Kronemberg Lima (graduada); Renata Medina dos Santos (graduada); Simone Greyce Cruz Moura (mestranda)

* PROJETO RECOSTE - RJ (03/1998 - atual)

O projeto RECOSTE-RJ, visa o estabelecimento de um Sistema Geodésico de Referência Costeiro para o Estado do Rio de Janeiro, que possa reunir em um mesmo referêncial toda a informação geográfica existente (terrestre e marinha), de modo a favorecer a sua plena gestão. Equipe: Prof Iris Pereira Escobar (responsável); Prof José Carlos Penna de Vasconcellos; Prof Flavio Joaquim de Souza; Prof Luiz Henrique Aguiar de Azevedo; Prof Marcelo Sperle Dias; Francisco José da Cunha Silveira (mestre); José Lauro Piorno (mestrando); Matheus Boscardini Neto (mestre); Ricardo Ramos Freire (mestrando); Virgílio Noronha R. da Cruz (mestrando).

* PROJETO GEO-SAÚDE - Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento no Programa de Saúde da Família (01/2007 - atual)

A política de saúde no Brasil sofreu significativa mudança a partir da década de 1990, quando a atenção básica passa a ser uma área de concentração de esforços, com a disponibilização de incentivos federais, calculados e transferidos em base per-capita. Dentro dessa ótica, foram criados dois programas, que interligados têm-se destacado desde então: o Programa de Agentes Comunitários (PACS) e o Programa de Saúde da Família (PSF). No PSF a atenção está centrada na família e é entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que vem possibilitando às equipes do programa, uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenções que vão além de práticas curativas. A Geomática é ferramenta importante para a geração de produtos que buscam transformar dados em informações que se apresentam distribuídas no espaço. Considerando-se que ambiente é “um conjunto estruturado de dados em área (espaço)”, fica evidenciada a integração direta entre as perspectivas espaciais e o amplo campo direcionado aos estudos ambientais. Neste sentido, fica explicito que qualquer conjunto de dados, quando distribuídos no espaço se transformam em informações ambientais. Neste ponto recai a perspectiva holística e transdisciplinar quando um projeto tem sua inserção na temática ambiental. Assim sendo, os dados associados ao PSF, ao se encontrarem distribuídos no espaço, se integram ao amplo campo dos estudos ambientais. O projeto tem por objetivo estruturar uma metodologia para inserção das técnicas de Geomática na prática do Programa de Saúde da Família (PSF), apoiada na Teoria Geral de Sistemas, visando contribuir no processo de Vigilância ambiental em saúde. Equipe: Prof José Carlos Penna de Vasconcellos (responsável); Prof Mauro Sérgio Fernandes Argento; Mônica de Avelar Figueiredo Mafra Magalhães.

projeto_de_pesquisa.txt · Última modificação: 2010/03/19 16:17 (edição externa)
geomatica Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0