João Araujo
Dr. en Informatique, Université de Versailles, França.

Primeira Prova - 2009-1

Questão 1

Devido aos parcos recursos da Universidade, você é obrigado a usar um computador cujo teclado possui suas teclas com um pequeno defeito: elas agarram e o caractere @ não responde mais. Porém, sendo um ótimo programador C, você decide escrever (em outro computador) um programa que vai corrigir isso! Faça um programa que leia linhas da entrada (pode usar o lelinha()) e substitua qualquer sequência de caracteres repetida por apenas um caractere e a sequência ” at ” (espaço-at-espaço) por @. Lembre-se que você só pode substituir o @ depois de ter corrigido o defeito das teclas que agarram. As letras realmente duplas, como “ss”, “rr”, “ee” e “oo” devem ser precedidas pelo caractere “\” e neste caso você deve manter duas letras e não apenas uma. Como você não tem controle do número de caracteres por linha, você decide formatar seu texto de saída com 80 caracteres por linha. Felizmente, as teclas dos algarismos não agarram e devem, portanto, ser repetidas tal como foram digitadas.

Pontuação:

  1. Tratamento correto do caso das teclas que agarram (3pt).
  2. Repetir os números tal como aparecem na entrada (1 pt).
  3. Tratamento correto do @ (2 pt).
  4. Formatação do texto de saída em 80 caracteres por linha (1pt).
  5. Tratamento correto das letras realmente duplas (2 pt).

Questão 2

Faça um programa que gere as letras de 'a' a 'z' usando um laço “for” e depois gere as letras de 'Z' a 'A' usando um laço “ do while” (1pt).

Vida longa e próspera! Mas cada variável global desconta um ponto…

Solução Prova 1 2009 1

c/primeira_prova_-_2009-1.txt · Última modificação: 20/07/2009 17:00:00 (edição externa)
geomatica Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0