João Araujo
Dr. en Informatique, Université de Versailles, França.

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Internet Básica

Princípios Fundamentais

João Araujo Ribeiro

Pós-Graduação em Engenharia de Computação - Geomática

O que é a Internet?

  • Tecnicamente a Internet é uma interconexão de diversas redes através de linhas de alta capacidade chamadas Backbones, construídos para comportar o grande tráfego de informações que circulam na Internet.
  • É um local público e não pertence nem é operada por nenhuma empresa.

Como funciona?

Cinco elementos principais:

  • Hubs,
  • Pontes,
  • Portas de comunicação(gateways),
  • Repetidores e
  • Roteadores.

Hub ou Concentrador

  • Ligam grupos de computadores entre si e permitem que os computadores se comuniquem uns com os outros.
  • indicado para redes com poucos terminais de rede
  • envia a mesma informação dentro de uma rede para todas as máquinas interligadas
  • o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas.

Hub

Problemas do Hub

Podem ocorrer colisões se dois computadores tentam transmitir ao mesmo tempo.

Switch

  • possui uma tabela interna onde ele armazena a informação de onde está conectada cada máquina
  • analisa cada pacote de dados e extrai deles a informação sobre o destinatário daquele pacote
  • reduz o tráfego na rede e aumenta a segurança

Funcionamento com Switch

Pontes

  • Ligam as redes locais (LANs) umas às outras.
  • Permitem que os dados destinados à outra LAN sejam enviados a partir delas, enquanto mantêm simultaneamente dados locais dentro de sua própria rede.

Portas de comunicação (gateways)

Semelhantes às pontes, mas também traduzem dados de um tipo de rede para outro.

Repetidores

  • Os dados sempre atravessam grandes distâncias quando viajam através da Internet, o que pode criar um problema, pois o sinal que os envia pode enfraquecer com a distância.
  • Os repetidores amplificam os dados, em determinados intervalos, para que o sinal não enfraqueça.

Roteadores

  • Os dados para serem enviados de um local para outro são divididos em pacotes.
  • Os roteadores garantem que estes pacotes cheguem ao seu destino.
  • Posteriormente, estes pacotes são montados formando a informação como foi enviada.

TCP

Protocolo de Controle de Transmissão

  • A Internet é uma rede comutada, onde não existe uma conexão permanente entre o emissor e o receptor.
  • Os dados são divididos em pacotes pelo TCP.
  • Esses pacotes são enviados de seu computador para a sua rede local, provedor de serviços Internet ou para um serviço comercial on-line, via modem.

Intranet e Extranet

  • Uma intranet é uma internet interna a uma organização.
  • A EXTRANET é um grupo de intranets interconectadas. As empresas que fazem negócios entre si podem formar extranets para compartilhar determinados tipos de informação.

WWW e Web

  • World Wide Web, ou simplesmente Web ( há quem chame de World Wide Wait…).
  • A Web é um conjunto de documentos acessíveis por meio da Internet

Então Web é...

… um sistema de informação em hipertexto, gráfico, distribuído, independente de plataforma, dinâmico, interativo e global, utilizado na Internet.

Página Web

é um elemento específico de uma apresentação da Web que está contido em uma estrutura. A primeira página de uma apresentação é chamada de home page.

Apresentação da Web

  • É um conjunto de páginas Web estruturadas sobre um determinado conteúdo, este conteúdo é aquilo que você está colocando na Web.
  • Esta apresentação, como outras, ficam armazenadas em um local chamado Site.

Site

O Site é hospedado por computadores conectados permanentemente a Internet e recebem o nome de Host.

Protocolos da Internet

Para que os computadores se comuniquem eles precisam seguir conjuntos de regras chamados protocolos.

Internet Protocol (IP)

  • O IP é o sistema que define o “local”, ou endereço IP, das redes que compõem a Internet.
  • Em um certo sentido, o IP forma o “mapa” da Internet e cada rede pode ser contatada em um ponto localizado nesse mapa.

Transmission Control Protocol (TCP)

TCP é o protocolo que define a estrutura dos dados transmitidos

File Transfer Protocol (FTP)

Protocolo desenvolvido para a transmissão de arquivos entre dois sites remotos.

Hypertext Markup Language (HTML)

Define um método de incluir formatação em arquivos de texto para serem exibidos com um navegador.

Hypertext Transfer Protocol (HTTP)

  • O HTTP define a maneira como os arquivos HTML devem ser enviados e recebidos.
  • Juntos com o HTML formam a WWW, World Wide Web.

Telnet

  • Um protocolo que define como um computador pode atuar como um terminal em outro.
  • Usando um programa Telnet, é possível se conectar a outro computador e executar programas nele, como se estivesse sentado diante de sua própria máquina.

NNTP (Network News Transfer Protocol)

Servidores Usenet armazenam mensagens e as encaminham usando o protocolo NNTP.

Gopher

  • Os servidores que usam protocolo gopher apresentam seu conteúdo na forma de submenus.
  • Praticamente desapareceu com o advento do http.

O que é um URL?

  • Utiliza-se os Uniform Resource Locators (URLs) para especificar a localização de arquivos em servidores.
  • Um URL inclui o tipo de recurso acessado (p.e, gopher, WAIS), o endereço do servidor, e a localização do arquivo.

Como funciona o URL?

Segue o esquema abaixo:

//protocolo://servidor[:port]/path/filename//

Protocolo no URL

Protocolo é uma das seguintes definições

  • file →um arquivo no seu sistema local, ou servidor de ftp
  • http → um arquivo em um servidor WWW
  • gopher → um arquivo em um servidor Gopher
  • WAIS → um arquivo em um servidor WAIS
  • news →um Usenet newsgroup
  • telnet → uma conexão Telnet

URL

Considere o seguinte URL:

http://www.ncsa.uiuc.edu/General/Internet/WWW/HTMLPrimer.html

  • O protocolo é o http
  • O servidor está em www.ncsa.uiuc.edu
  • A porta é a porta padrão http (80)
  • O path é General/Internet/WWW/
  • O arquivo é o HTMLPrimer.html

Arquitetura Cliente-Servidor

Cliente-Servidor, scripts do lado do cliente

Cliente-Servidor, scripts do lado do Servidor

Client side scripts

  • Responsáveis pelas ações tomadas no cliente, sem contato com o servidor.
  • Processamento feito no lado do cliente

Server side scripts

  • Ações são executadas no servidor.
  • Servidor pode apresentar, assim, uma página em html dinâmica.

Tipos de Serviços SIGWeb

  • Download de dados brutos
  • Display estático de mapas
  • Procura por metadados
  • Navegador dinâmico para mapas
  • Preprocessador de dados
  • Consulta e análise por SIG
  • Cliente SIG pela net.

Cliente-servidor

Cliente Servidor com Dados

Download de dados brutos

  • Servidor entrega apenas arquivos
  • Dados são produzidos diretamente por SIG
  • Por exemplo: Arquivos de exportação Arc
  • Usuários possuem seu próprio software para SIG
  • O trabalho é feito usando os dados off-line
  • Muito pouco processamento no cliente e no servidor

Download de dados brutos

Display estático de mapas

  • Imagens de mapas predefinidas: raster or vetor
  • Criado usando software para SIG ou gráfico
  • Salvo no formato do browser: GIF, JPEG
  • Ou em formato compatível com um plug-in: SVG, CGM, DXF, Shockwave
  • Ex.: http://www.lib.utexas.edu/maps/

Display estático de mapas

Procura por metadados

  • Usa descrições na forma de metadados da informação geográfica
  • Procura através de um servidor central ou através de vários servidores
  • Pode ser: tema, extensão, projeção, coordenadas, formato de arquivo, fonte ou precisão
  • Dados reais: Referenciados ou apontados por metadados

Procura por metadados

Navegador dinâmico para mapas

  • Mapas são desenhados dinamicamente: O usuário especifica a escala e a localização
  1. Dois tipos de processamento do lado do servidor:
  2. SIG padrão com gateway SIGWeb
  3. Programa gerador de mapa parametrizável.
  1. Dois tipos de processamento do lado do cliente:
  2. Clientes enxutos para apresentar imagens fixas, ex.: www.etakguide.com
  3. Clientes de porte médio com algum controle, ex.: www.mapguide.com

Navegador dinâmico para mapas

Preprocessador de dados

  • Os dados são processados antes de serem entregues: formato, projeção…
  • Usuários têm seu próprio software SIG mas pouca ou nenhuma capacidade de conversão de dados
  • Ex.: www.safe.com/fme/

Preprocessador de dados

Consulta e análise por SIG

  • Fornece a funcionalidade de um SIG
  • Queries por atributo, análise espacial
  • Edição de dados
  • Requer uma programação parametrizável
  • Formulários para clientes, imagens mapeadas para os pedidos
  • Scripts no servidor para processamento e saída de dados
  • Ex.: www.gis.umn.edu/fornet

Consulta e análise por SIG

Cliente SIG pela net

  • Cliente é um software de SIG padrão
  • Deve possuir três capacidades primárias:
    1. Uso de dados dinâmicos: e.g: ucdata.berkeley.edu/cdrom.infosys.htm
    2. Compreensão de vários formatos
    3. Execução em tempo-real

Cliente SIG pela net

Questões antes de projetar um SIGWeb

  • Por que construir o SIGWeb?
  • Para quem?
  • Qual será a parte dos dados que será compartilhada?
  • Será cobrado o uso?
  • Quais as capacidades de display, query e análise?
  • Como funcionará a interface com o usuário?
  • Quanto será o processamento no cliente e no servidor?
  • O SIGWeb será implementado e mantido “in-house?”

Fim

internet_basica.txt · Última modificação: 23/03/2010 07:41:41 por araujo
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