Índice
- Disciplinas Atuais
- Disciplinas Antigas
G. Bauer foi convocado pelo C. Nascimento para ajudar no interrogatório de dois supostos terroristas. Quando se apresentou, G. Bauer perguntou “Esta linha é segura? Quero 24 horas”, C. Nascimento foi logo dizendo: ”24 horas, seu G. Bauer? Então o senhor quer 24 horas… o senhor é um fanfarrão, seu G. Bauer. O senhor tem é 24 minutos!” O tempo passa e G. Bauer, apesar de usar técnicas avançadas de interrogatório como quebra de falanges e afogamento sustentado, depois muito tempo de entrevista com os dois, não conseguiu obter nenhuma confissão. O tempo já está em 21min! Temendo a reação de C. Nascimento, G. Bauer, apesar de relutar a essas modernidades, concordou, finalmente, em usar uma técnica mais psicológica, depois de consultar a Wikipedia
Os prisioneiros foram separados e oferecido um acordo a cada um deles: se aceitassem depor contra o outro, teriam liberdade imediata e o outro, se não confessasse, pegaria 10 anos de prisão em Bangu 1. Se ambos ficarem em silêncio, cada um deles será condenado a 1 ano de prisão. Se ambos confessarem, os dois pegam 5 anos. A decisão tem que ser tomada sem saber a decisão do outro. Qual é a melhor decisão?
A situação pode ser resumida no quadro seguinte:
Prisioneiro B fica em silêncio | Prisioneiro B trai | |
---|---|---|
Prisioneiro A fica em silêncio | Cada um pega 1 ano | A fica preso 10 anos. B fica livre |
Prisioneiro A trai | A fica livre.B fica preso 10 anos | Ambos ficam 5 anos na prisão |
Considere que este problema é proposto diversas vezes aos prisioneiros. Faça um programa que simule uma série de decisões dos prisioneiros para tentar avaliar qual a melhor estratégia.
O computador deve escolher uma estratégia aleatória. Você entra sua decisão pelo teclado, sem saber qual estratégia o computador está usando
Estratégia do Computador | |
---|---|
1 | sempre trair |
2 | sempre cooperar |
3 | trair e cooperar alternativamente |
4 | cooperar e trair alternativamente |
5 | cooperar até ser traído, então trair sempre |
6 | cooperar na primeira jogada e depois repetir a última decisão do outro |
7 | Usar a estratégia 6, mas com uma probabilidade aleatória entre 1% e 5% perdoar a traição do outro e cooperar |
n | invente outras estratégias |
A sua entrada será pelo teclado, sendo interativa com o computador, ou seja, entrando 0 você trai, entrando 1, permanece em silêncio. A cada entrada, o computador coloca as duas respostas, sua e dele, e dá o resultado em anos de prisão para cada um, além do acumulado dos diversos jogos. Quando entrado o valor 9, o program pára.
Cada rodada deve ser guardada numa lista encadeada. Quando entrado o valor 3, deve ser mostrada na tela a seqüência anterior de jogadas, percorrendo esta lista do primeiro ao último lance. Quando decidida uma estratégia a ser seguida pelo computador, deve-se usar um ponteiro para função e não um switch para chamar a função (item 5.11 do livro texto).
O programa deve poder ser chamado com um parâmetro -h, que fornece as regras do jogo, e/ou um parâmetro -n, onde n é o número da estratégia que ele vai usar. O parâmetro -e mostra as estratégias programadas e seus números de referência.
Use o parâmetro -p para escolher uma das estratégias numeradas. Assim, se for digitado -p o programa usa uma estratégia de sua escolha (que não sabemos qual é) para jogar. Serão feitas entre 20 e 100 rodadas numa disputa entre todos os alunos da turma, num esquema cada por si e contra todos. Aquele que conseguir a estratégia mais eficiente na disputa com a turma ganha 0,5 pt na média final.
Se você não tem idéia sobre onde começar… Deve estudar o livro. Não adianta chorar pelo leite derramado. A não ser que o leite seja do G. Bauer… Aí você está ferrado!
Lys ganhou meio ponto na média, por escolher a estratégia vencedora da turma.
Classificação final depois de 20 rodadas:
Lys: 256 anos. (colaborar até ser traído, então trair sempre)
Patrick e Rodrigo Ferreira com 347 anos. (colaborar e repetir última jogada do adversário com chances de perdão)
Wellington com 385 anos. (Trair sempre)
Rodrigo Soares com 622 anos e (Trair e colaborar, alternativamente)
Uillas com 659 anos. (Colaborar e trair, alternativamente).
Outros ou erraram na programação de sua estratégia, preferiram não participar ou simplesmente escolhiam uma estratégia sem executar nenhum código.